quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

ENTREVISTA com Marcos Tumura

       Esteve em "Les Misérables" como Jean Veljean, Mr. Jefferson em "RENT", Lumiére em "A Bela e a Fera", Engenheiro em "Miss Saigon", Monsier André em "O Fantasma da Ópera", "De Pernas Pro Ar", "Não Fuja da Raia", "Nas Raias das Loucuras", "Caia na Raia", "Cabaret","Daniel 30 anos - O Musical" e muitos outros. Atualmente, interpreta o Sr. Zangler em "Crazy For You". Além de trabalhos nos palcos, participou da novela da Rede Globo "Ti Ti Ti".
       Já sabem quem é, né? Sim, é ele! Marcos Tumura!


Todos Musicais: Você participou de inúmeras produções aqui no Brasil. Teve alguma que mais marcou a sua carreira?
Marcos Tumura: Sim, claro! Les Misérables e Miss Saigon estão no meu coração para sempre! Foi uma honra poder atuar nesses dois espetáculos. 


Foto: arqueivo Crazy For You
Todos Musicais: Teve algum momento engraçado que aconteceu com você em cena? 
Marcos Tumura: Ah, vários…(risos) dá para para escrever um livro ou montar um espetáculo só com essas histórias.
Em o Fantasma da Ópera, eu tinha uma deixa para entrar em cena que era uma porta aberta na coxia logo após o solo de Christine (Sara Sarres), e nesse dia deixaram a porta aberta antes do solo terminar, eu condicionado com rotina do espetáculo, vi a porta aberta e já entrei dando o texto, que era uma gargalhada exagerada, quando fiz isso a Christine (Sara Sarres)  estava no meio do solo dela, ela me olhou e eu a olhei, deu 2 segundos, virei de costas e saí do palco morrendo de rir por dentro. 
Essa é uma de tantas outras histórias engraçadas e embaraçosas que tive em cena. Isso é bom, deixa o trabalho divertido...(risos).

Todos Musicais: Nesse último ano você participou da gravação do DVD de 30 anos da carreira do cantor Daniel. Como que foi a experiência? 
Marcos Tumura: Foi ótimo! Foi muito bom mudar o estilo, o formato e conhecer gente nova. Principalmente o Daniel, que sempre foi muito humilde, amável e amigo nos ensaios. Adorei fazer e cantar sertanejo. Me chamem de novo!

Todos Musicais: Mesmo você, ator veterano em teatro musical, na hora das audições ainda fica com um "friozinho" na barriga? 
Como Lumiére
Marcos Tumura: Poxa, sabe que não… eu acabo sempre cantando para pessoas que já me conhecem, por conta do tempo de estrada. Acaba sendo tudo entre amigos.
Agora o friozinho na barriga sempre tem em dia de estreia, isso é bom, nos mantém em alerta, vivos! Mantém o frescor da profissão e o contato com o público!
Nunca podemos achar que o jogo está ganho ou que já aprendemos tudo. 

Todos Musicais: Como está sendo participar no musical "Crazy For You"? Conta um pouco da sua personagem. 
Marcos Tumura: Ah, a palavra para isso é diversão! Estou com a Claudia Raia, que já trabalho desde 1987, o Jarbas que conheço desde Rent e o Jonathas Joba que conheço desde A Bela e a Fera. Somos todos amigos e todos com humor muito parecido. Adoro fazer Crazy, é uma obra leve, divertida e simpática.
Eu faço o Sr. Zangler, um produtor famoso de teatro musical da Broadway que não dá muitas chances ao personagem Bob (Jarbas Homem de Mello) para se tornar um astro dos musicais. Zanlger é engraçado, é apaixonado por Tess (Raquel Quarterone) não tem muito jeito com as mulheres, e acaba ficando no meio do romance entre os personagens de Claudia e Jarbas, o que rende boas cenas de humor.
É um personagem leve, cômico. Assim como o musical.
 
Todos Musicais: Como foi poder atuar na novela da Rede Globo "Ti Ti Ti”?
Marcos Tumura: "Ti Ti Ti" foi uma experiência ótima! Mesmo sendo um papel pequeno, me diverti muito e toda a equipe de produção e atores sempre foram muito legais e simpáticos comigo.

Todos Musicais: Você acha que o mercado de teatro musical está crescendo? E para quem está começando, qual dica você daria?
Marcos Tumura: Sim, está crescendo. Basta ver a quantidade de produções que está em cartaz. Isso é muito bom.

Foto: Rede Globo
A dica que eu daria é que as pessoas tentem realmente aprender o básico, o fundamental. Eu vejo muitos iniciantes querendo aprender a coreografia, mas não querem aprender ballet clássico, que é a base, por exemplo. 
Não adianta ser fera em história do musical, saber que ator fez isso ou aquilo. Isso não vai te deixar qualificado para fazer musical. É a arte dos três cérebros (como diz a Claudia Raia), não adianta ser só ator, só bailarino ou só cantor.
Outra dica é não achar que já está pronto, ninguém nunca está pronto, o artista tem sempre que estar estudando. E humildade sempre.

       Não deixem de conferir Marcos Tumura em "Crazy For You" de quinta a domingo no Complexo Ohtake Cultural em Pinheiros. Os ingressos você pode comprar aqui ou na bilhereria do teatro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário